domingo, 12 de maio de 2013

Resenha - Tão Ontem (Scott Westerfeld)

(www)

Hey, Fulanos ^^ Como vão? Feliz dia das mães !oooo! Me desculpem, sei que andei ausente ultimamente, e é provável que na próxima semana fiquei meio sumida também, porque dia 20 vai ter prova de 5 matérias e não quero deixar para estudar tudo na última hora.

Bom, pulando para o assunto principal do post, há umas semaninhas atrás terminei de ler Tão Ontem (título original em inglês: So yesterday), um livro incrível que me conquistou logo no início e agora é o meu favorito, quer saber mais? Clique em leia + =)


Autor: Scott Westerfeld
País: Estados Unidos
Editora: Galera Record

Sinopse: "Você já pensou em quem foi o primeiro a usar a carteira presa por uma corrente ou quem começou a usar calças grandes demais de propósito? E o primeiro a usar o boné virado para trás? Esses são os Inovadores, as pessoas no topo da pirâmide de consumo. Aos 17 anos Hunter é um Caçador de Tendências, os segundos na pirâmide. Seu trabalho: identificar o que há de mais novo e legal para o mercado seguir. Seu modus operandi: observar sem se envolver. Mas a partir do momento que ele conhece Jen, uma Inovadora, ele não consegue evitar se envolver. E muito.
A dupla é chamada para uma reunião misteriosa com Mandy, chefe de Hunter. Mas o encontro não acontece e tudo que descobrem é o celular de Mandy em um prédio abandonado. De uma hora para outra, Hunter e Jen se vêem envolvidos em uma guerra do mercado: um carregamento repleto com os tênis mais legais que já viram, anúncios de produtos que não existem e um obscuro grupo dedicado a desmantelar a cultura consumista como conhecemos."


Antes de começar a contar a história do livro, acho importante explicar a "pirâmide" para vocês o3o A sociedade de consumo está dividida em 5 classes:


O livro conta a história de um garoto de 17 anos chamado Hunter que trabalha como um Caçador de Tendências (Criador de moda). Um dia ele conhece Jen, uma Inovadora e a leva para uma reunião entre Criadores de moda sobre um novo produto do "Cliente" ele é algo como o super-iper-mega-boss da parada, e Jen dá digamos uma opinião criativa sobre a o comercial. Ela e o protagonista são convidados pela chefe de Hunter, Mandy, para opinar sobre um tênis e ao chegar no prédio (depois de invadirem o do lado, nem queiram saber porque) só encontram o celular dela, logo após isso, um homem careca aparece e começa a correr atrás deles. Vocês não tem noção, é muito hilário! ><

Pelo o que eu contei lá em cima parece uma história policial (tem um pouco haver, na verdade), mas é super-engraçado e eu simplesmente não imaginava o que aconteceria na história! Além disso, é super-criativo, os personagens tem personalidades incríveis e como a narração é em 1a pessoa, ri muito com os comentários do Hunter ao longo do livro. O vocabulário não é nada muito rebuscado e acho isso até bom, porque facilita a compreensão. Toda a história está cheio de detalhes e sacadas sobre marketing excelentes, a maioria eu não entendi, mas tudo bem kk. Para mim o final foi um pouco confuso e não tão emocionante quanto o início, porém isso pode ter tido um pouco haver com o fato de eu ter tido que parar de lê-lo por umas semanas -.-

Eu me envolvi na história justo nas primeiras páginas, talvez porque o modo como o autor narre seja algo bem diferente e divertido, vou colocar aqui um trecho do capítulo zero (a introdução) para terem uma ideia:

"ESTAMOS POR TODA PARTE.
Vocês não pensam muito sobre nós porque somos invisíveis. Bem, não exatamente invisíveis. Muitos de nós têm os cabelos pintados de quatro cores, ou usam tênis com solado de dez centímetros, ou carregam tanto metal no corpo que pegar um avião se torna um desafio. Na verdade, somos bem visíveis, se pararem para pensar.
Mas não carregamos letreiros indicando o que somos. Afinal, se vocês soubessem o que pretendemos, não poderíamos realizar nossa mágica. Temos de observar tudo cuidadosamente para instigá-los e induzi-los de uma maneira que vocês não percebam. Como bons professores, deixamos que vocês acreditem ter descoberto a verdade por conta própria.
E vocês precisam de nós. Alguém deve guiá-los, moldá-los, garantir que hoje se transforme em ontem dentro do prazo. Porque, francamente, sem nós para monitorar a situação, quem sabe o que poderia ser enfiado em suas cabeças?
Afinal, não é como se vocês pudessem simplesmente sair tomando suas próprias decisões."

Prometo que é a última coisa que vou falar ^^, mas antes mesmo de começar a ler, notei por essa parte que está no verso do livro, que ele trataria sobre a forma de compra compulsiva que nós vivemos, e sei lá, eu acho isso um absurdo - estamos esgotando o planeta. E isso, para quê? Viver no luxo? Não precisamos usar tantas coisas, eu estou realmente me esforçando muito para consumir cada vez menos e só comprar o necessário. Lendo o capítulo zero mais uma vez percebemos que estamos sendo moldados mesmo, temos que ser assim se não vamos ser julgados, a gente não tem liberdade, apesar de ter, e sei lá, acho que é algo que devemos pensar a respeito.

Fulanos esse livro é lindo, maravilhoso e tudo de bom, espero que tenham gostado da resenha, deem suas opiniões, por favor =)

Beijos...

2 comentários:

  1. Hey Cami!! É a Julieta ^^
    Não estou no mneu pc, por isso não fiz login ><
    E por isso não pude acessar o Blogger, e nem editar algumas coisas no novo design com você. O que acha de mudarmos alguns detalhes, como a fonte,cor da seleção e colocar um efeito no menu? E também umas coisas, tipo, colocar uma sidebar só? Eu acho que fica mais organizado e com uma estética melhor.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju =)

      Tudo bem ^^

      A gente poderia só mudar a seleção e a sidebar? É que eu gostei do jeito como ficou o3o E, além do mais, encher o blog com muita coisa no lay deixa a página lerda...

      Bjs

      Excluir

Quer comentar? Muito obrigada XD

Comente o que quiser menos comentários que ofendam alguém ou algo, que contém informação pessoal ou conteúdo inadequado. Pode criticar (educadamente), queremos saber sua verdadeira opinião :)

Se tiver um blog, tumblr, vlog, we heart it, página no facebook ou qualquer outra coisa do tipo, coloque o link aqui para que possamos visita-lo o3o

Ah! Nada de comentar "seguindo, segue de volta?", comments desse jeito vão ser excluídos u.u (a não ser que tenham a sua opinião sobre o post).

Beijos e mais uma vez, muito obrigada ><